"Eu sei que, depois da minha partida, lobos cruéis entrarão no vosso meio e não pouparão o rebanho." Atos 20:29.
É bem verdade que uma igreja com um sistema doutrinário abusivo e um pastor dominador possa produzir resultados positivos aparentes que são muitas vezes apresentados como "testemunhos."
O afastamento de pessoas de vícios e maus hábitos costuma ser o exemplo mais contundente e convincente para mostrar resultados positivos do trabalho de uma igreja na vida de pessoas que estavam aprisionadas por algumas dessas mazelas que acometem a nossa sociedade.
Resultados aparentemente positivos e crescimento numérico podem até ocorrer e minimizar os efeitos colaterais de abuso de autoridade espiritual e dominio do rebanho. Mesmo tendo aparente resultados positivos como abandono de vicios e pecado, nada justifica o dominio sobre rebanho.
Todo crente sincero deseja crescer espiritualmente na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. Entretanto, a busca desse crescimento espiritual precisa estar fundamentada nas Escrituras Sagradas.
Embora as igrejas evangélicas tenham crescido como nunca no Brasil, não conseguiram produzir obreiros conhecedores da Palavra de Deus. O que vemos é um prosélitismo religioso que defende causas institucionais especificas, as quais não representam necessariamente as causas universais do evangelho de Cristo.
O ensino biblico é universal e se aplica a todo aquele que crê. Qualquer ensino especifico, ou exclusivo, foge dos princípios e dos propósitos das Escrituras.
Talvez seja possivel que a experiência cristã que você vivenciou até aqui tenha sido algo distante do ensino biblico. É importante não confundir discipulado e crescimento espiritual, dentro do contexto de igreja, com dominio e controle de vida do rebanho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário