segunda-feira, 17 de junho de 2013

E Não Pouparão o Rebanho.

"Eu sei que, depois da minha partida, lobos cruéis entrarão no vosso meio e não pouparão o rebanho." Atos 20:29.


É bem verdade que uma igreja com um sistema doutrinário abusivo e um pastor dominador possa produzir resultados positivos aparentes que são muitas vezes apresentados como "testemunhos."

O afastamento de pessoas de vícios e maus hábitos costuma ser o exemplo mais contundente e convincente para mostrar resultados positivos do trabalho de uma igreja na vida de pessoas que estavam aprisionadas por algumas dessas mazelas que acometem a nossa sociedade.

Resultados aparentemente positivos e crescimento numérico podem até ocorrer e minimizar os efeitos colaterais de abuso de autoridade espiritual e dominio do rebanho. Mesmo tendo aparente resultados positivos como abandono de vicios e pecado, nada justifica o dominio sobre rebanho.

Todo crente sincero deseja crescer espiritualmente na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. Entretanto, a busca desse crescimento espiritual precisa estar fundamentada nas Escrituras Sagradas.

Embora as igrejas evangélicas tenham crescido como nunca no Brasil, não conseguiram produzir obreiros conhecedores da Palavra de Deus. O que vemos é um prosélitismo religioso que defende causas institucionais especificas, as quais não representam necessariamente as causas universais do evangelho de Cristo.

O ensino biblico é universal e se aplica a todo aquele que crê. Qualquer ensino especifico, ou exclusivo, foge dos princípios e dos propósitos das Escrituras.

Talvez seja possivel que a experiência cristã que você vivenciou até aqui tenha sido algo distante do ensino biblico. É importante não confundir discipulado e crescimento espiritual, dentro do contexto de igreja, com dominio e controle de vida do rebanho.



sexta-feira, 14 de junho de 2013

A fé cristã (biblica).


A fé cristã só faz sentido se for compreendida biblicamente.

O uso de jargões e frases feitas, em nada acrescentam ao nosso conhecimento bíblico, pelo contrário, só contribuem para o prejuízo cognitivo, estimulam a alienação e determinam o fracasso espiritual da Igreja.

A Palavra de Deus está acima de qualquer dogma ou sistema doutrinário (por melhor que seja). O Espírito Santo fala primordialmente na Escritura, sempre.

Deus não estabeleceu os parâmetros do conhecimento bíblico além da Letra, onde tudo é possível, mas sim dentro dos limites da razão humana, onde até uma criança (dos tais é o Reino) pode fazer uso da sua razão primária e compreender o verdadeiro sentido da mensagem divina contida nas Sagradas Escrituras.

A revelação plena da Palavra é compatível com a razão humana - a nossa capacidade de pensar, meditar e refletir nos permite fazer uma analise critica sobre qualquer assunto. Deus sabe disso, obviamente, e se revela pelas Escrituras sabendo que pode ser entendido através dela.

Não somos robôs, mas sim seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus e dotados com a capacidade de entendê-Lo pela Palavra. O robô executa tarefas pré-porgamandas. Mas o  ser humano é responsável diante de Deus, a quem um dia dará conta de si mesmo, e ele tem a oportunidade de conhecer a Palavra na sua plenitude e livre de superstições.